Kodama 2009 – De volta…

Estive nos dias 5 e 6 de maio na edição 2009 do KODAMA – evento de animação e quadrinhos que o grupo N”DEAS realiza no Distrito Federal.

Supreendeu-me o quanto este evento, que começou lá por 2001, cresceu. O público do sábado certamente beirou às 15 mil pessoas! Para um evento em Brasília, onde tudo parece distante, pelo modo como a cida foi planejada, é espantoso.

Na edição deste ano, estive envolvido ministrando um workshop de desenho por uma tarde somente, o que me possibilitou conversar mais com velhos amigos que fiz em edições anteriores do evento, bem como conhecer mais muita gente nova. Saliento aqui Rafael Baldo, do BALDORIUM, portal de cultura pop. Batemos um longo papo, que acabou por virar uma entrevista que deve aparecer pel site dele em breve. Mas com certeza depois do casório dele, que ocorreu este sábado! Felicidades, Sr. e Sr Baldo! E também Verônica S. de Souza Saiki , editora independente de seu personagem VERDUGO. Verônica organizou, junto ao evento, uma feira de fanzines, que contou com diversas publicações alternativas de muitos autores de dentro e fora do Distrito Federal. Foi muito legal poder trocar uma ideia com ela pessoalmente, bem como com outros autores independentes de lá! Conversando com Veronica, fiz um sketch do Verdugo, as fotos, enviadas or ela, bom como o scan do desenho, estão logo abaixo.

Muito obrigado a todas as pessoas que pude rever: Marcia (coordenadora geral do evento), Ana, Roque, toda a galera do Staff (em especial Anelise, que enfrentou tudo pra que esta edição do WCS rolasse sem problemas) e SDs , Igor (que coleciona sketches meus desde a primeira edição que fui do Kodama – devo postar o novo e os anteriores aqui em breve),  Wendel e a turma do GIJOE Brasilia (que estava com uma baita exposição no evento, com muito, muitos, muitos bonecos da série : ), Marcus Vinicius (nosso Golum agora com barba de Papai Noel), Edh Müller (Vâmo-vâmo cosplay!!!), Eddie Van Feu e Renato Rodrigues (da Editora Linhas Tortas, e que realizaram dentro do Kodama o excelente AVALON), Carol Mylius (que é nossa colega no Dinamo, mas anda correndo tanto que quase nao conseguimos parar e conversar), maninha Fernanda Lobato, seu marido Thiago e família (que eu não via a tanto tempo, e que continuam tão legais do que quando os conheci – com o plus de agora se procriarem alucinadamente – hahaha) e  toda a galera que não estou me lembrando de citar, mas foi muito legal rever e conhecer! Abraço à todos e obrigado!

2 thoughts on “Kodama 2009 – De volta…

  1. Massa demais Daniel! É isso ae, o Kodama está crescendo e a feira de zines tbm. Faço votos para ano que vem rever os trabalhos do pessoal deste e muitos outros que ainda hão de vir participar.. A propósito, ouvi vc comentar de um possível zine seu.. Grande abraço! ;D

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s