Surpresa no fim do ano!

O que descreverei aqui aconteceu na semana passada, mais precisamente no dia 23 de Dezembro. Achei apropriado fazer um post sobre isso porque eu escrevi a respeito rapidamente no Twitter, e houve curiosidade pelos detalhes do fato. Escrevo somente agora, porque estou em meio a um corrido trabalho para a Marvel, que precisa ficar pronto até o fim da primeira quinzena de Janeiro.

Bom… é incrível como ainda hoje, em tempos de internet e SMS, os Correios consigam nos trazer um sentimento tão evidente de alegria e emoção! Tive uma surpresa unica!

Tudo começa com este segundo semestre de 2009. Um dos meus alunos ouviu a uma entrevista minha no Podcast ArgCast, onde comentei que meu pai era desenhista da CEEE (Setor Estatal responsável pela energia elétrica aqui do Estado do Rio Grande do Sul). E o pai deste meu aluno tem um amigo da antiga geração que trabalhou na empresa, e, conseqüentemente, contemporâneo ao meu pai.

Eu pude entrar em contato com esta pessoa. Seu Germano foi sim colega de meu pai, mas está agora, aposentado, residindo em Santa Catarina, e conversou comigo ao telefone, contando-me de como foi trabalhar lá na CEEE com meu pai e todo o pessoal da equipe na época (meu pai estava para se aposentar quando um câncer fulminante no pulmão acabou com ele em pouco mais de dois meses).

Seu Germano pediu meu endereço, para que pudesse me procurar quando ele e a esposa viessem visitar o filho, sua nora e neta.

A surpresa: no dia 23 deste mês, recebo um pequeno pacote em papel pardo. Eu abro e vejo uma velha lapiseira de alumínio (algo bem incomum para os padrões atuais), simples, mas pratica. Extremamente leve, clip fixador fosco e gasto (impossibilitando de ver sua marca), visivelmente antiga, mas funcionando! Vejam abaixo as fotos.

Junto a ela, um bilhete dizendo que esta lapiseira pertencia ao meu pai! E desde que o câncer o impossibilitara de trabalhar, estava com Seu Germano, e não fora devolvida.
Ele continua, dizendo que quando conversamos por telefone, soube então que o filho de seu colega Hélio (era o nome de meu pai) trabalhava com desenho também, não desenho eletro-técnico (sua profissão), mas com quadrinhos e ilustração (que sempre foi a paixão de meu pai). Ele disse que viu meu website com sua esposa, e ambos gostaram muito. E, pedindo desculpas, achou-se no dever de mandar aquela lapiseira, com ele desde então.
Em suas palavras:

“Para mim foi uma lembrança de meu antigo serviço, mas para ti com certeza deva ser muito mais”.

Ainda não sei exatamente como escolher as palavras que mais possam descrever a emoção que tive, que me fizeram chorar, e ter um Natal sereno e diferente de muitos.

Apenas saiba que isto só reforça a paixão que tenho pelo meu trabalho! E que este fim de ano está sendo diferente! Muito obrigado MESMO pelo presente!
O que consigo dizer é meu muito obrigado, Seu Germano! Não peça desculpas, por favor!
Um Feliz 2010 ao senhor e toda a sua familia!


E um Feliz 2010 a todos vocês, que estão aqui lendo estas linhas. Meu muito obrigado!
Daniel HDR

70 thoughts on “Surpresa no fim do ano!

  1. Nossa Dan…
    Que lindo!!! Imagino a sua emoção ao receber a lapiseira, e que bacana essa atitude do seu Germano. Presentão de Natal.
    Sei o quanto essas coisas significam, tbm não tenho mais o meu pai…
    Cara… eu chorei lendo seu post…
    Feliz Ano Novo de novo, p/ vc e sua família, e para o seu Germano e toda a família dele.

    Bjaummmmmmmmmmmm

  2. Cara que fantastico hein, pode -se dizer que nada na vida é por acaso ne ,realmente pra vc trouxe um grande conforto e pra não dizer um belo rpesente pra coroar este ano que se vai forte abraço Daniel ^^.
    Ps: eu tinha uma lapiseira dessa ai muito boa por sinal LoL so não lembro o nome hehe

  3. Cara, sem palavras… Isto deve ter sido um dos presentes mais importantes para vc neste final de ano.
    Sem dizer o simbilismo da sua dedicação a seu trabalho e também sua ligação ao seu pai.

    Parabéns.

  4. Oi Daniel, como já te disse, tua adimiração e amor pelo teu pai é muito bonita. Somado a paixão pelo desenho q vc divia com ele ainda, torna tudo mais forte. Esse presente q vc ganhou é uma lembrança valiosa de tudo isso.
    Sinal de q o ano de 2010 será muito mais rico em todos os sentidos pra ti! Muito sucesso moço! ;)

  5. É sempre bom ler histórias que emocionam. E quando são reais, melhor ainda!
    Que, ao olhar para esta simples caneta, a motivação e a inspiração te envolvam e te façam crescer ainda mais, até tornar-se gigante!
    Abraço!

  6. CAra, muito emocionante mesmo!
    Eu passei por uma situação semelhante. Não com meu pai, mas sim com meu avô que era artista plástico, músico e escultor!
    Eu não o conheci, pois qqndo ele faleceu eu tinha meses de idade mas, sempre via na casa dos meus tios quadros, esculturas e desenhos das mais vriadas coisas!
    Quando eu completei 21 anos, minha tia, filha do meu avô, me passou uma velha caixa de metal de biscoitos, bastante antiga e umpouco enferrujada, e me disse… “Agora que vc é mais responsável, posso lhe passar esta caixinha que era do seu avô!”
    Qndo a abri,lá estávam todos os bicos de pena que meu avô usava para fazer seus esboços.
    Existe, na caixa, bicos de pena de ouro que nunca foram usados e eu os guardo com muito carinho.
    Eu recebi essa caixinha no meua niversário de 21 anos e tenho guardado-a junto às medalhas de honra do meu avô materno que lutou na segunda guerra mundial!
    Não devemos nos apegar ao material, mas sim, devemos sentir o que há por tráz de cada ato desse tipo! É isso que nos torna seres mais humanos!
    Um EXCELENTE ano noo pra todos!

    Grande abraço, meu amigo!

    Rodney Buchemi

  7. Bah, muito foda, daniel!
    realmente, esse teu natal vai ficar marcado pra sempre com esse presente (e tudo que ele significa) tão legal.

    Um grande abraço, amigo!
    felicidades pra tua família e a do seu Germano tb!

    e já adianto um feliz 2010 tb!

  8. Muuuuuuuuuuito legal!!! Um presentão de natal!!! Pra vc ver como as coisas acontecem em momentos imprevisiveis.
    Guarde com carinho =^^=
    bjssss
    feliz 2010!!!

  9. cara, fico feliz por ti por este grande momento. só pelo ato do seu germano, dá pra ver que ele é muito gente boa e, principalmente, teu pai sabia fazer boas e sinceras amizades.

    obrigado por compartilhar essa história conosco. e que a lapiseira do teu pai te inspire muito, em todos os sentidos. abração! Z´

  10. Que afu cara!

    Tu tem uma estrela brilhando na tua cabeça! ;)

    Curte esse momento, que eh o início de muitas coisas boas!

    abs

  11. Nossa! Arrepiei lendo isso. Ta loco!
    Parabéns Daniel! Que natal hein!
    O Mundo realmente é pequeno demais. Um aluno teu que ouviu a história da CEEE no ARGCast e, bem, tu já disse tudo aí… Mas eu fico muito, muito feliz mesmo. Primeiro porque nem consigo a imaginar a sensação que tu deves ter sentido. E, mesmo que um pouco apenas, o ARGCast ajudou para que isso ocorresse. Ele poderia ter descoberto a história de onde teu pai trabalhava em qualquer outro lugar – conversando contigo, em outro podcast, numa entrevista, etc. Mas foi no ARG!
    A sensação de ter feito parte de algo tão grande e especial realmente fará eu fechar o ano com chave de ouro. Obrigado Daniel por ter compartilhado isso conosco.
    Parabéns de novo! Todo sucesso é pouco pra ti! Que 2010 seja cheio de alegria!
    Abração!

  12. Muitas pessoas acreditam que a felicidade reside em coisas grandes. No dia do seu casamento, no nascimento de um filho, são momentos únicos, mas curtos. Achar que a encontraremos apenas nesses momentos é não aproveitar a maior parte.
    Quando na verdade, a felicidade está nas pequenas coisas que nos acontecem e que são reafirmadas diariamente, no nascer do sol, em um presente pelo correio, em olhar uma foto e se lembrar com carinho de quem amamos.

    Espero que você tenha um ano maravilhoso Daniel (não o meu dessa vez, hehehe), que possa ver a beleza da vida todos os dias e nas menores coisas, no seu trabalho, nos seus amigos espalhados por todo o Brasil, na sua casa, ao seu redor.

    Boas Festas e muito boa sorte!! XD

  13. Nossa! Que bela história! O Sr. Germano não tem que se desculpar de nada, já que, se não fosse por ele, a caneta provavelmente poderia já ter se perdido!
    Uma linda história mesmo, Daniel! E fico feliz que a tenhas vivido!
    Tenho certeza que, mais do que um presente do Sr. Germano, foi sim, um presente do Sr. Hélio!
    Muito sucesso, Daniel!
    Feliz 2010!!!

  14. Parabens grande fera !!
    Já admiro seu trabalho há algum tempo, e quando vi sua mensagem no twitter fiquei curioso para saber o significado dessa caixa do correio, e fiquei realmente feliz de saber que um dos profissionais que admiro recebeu um presente desse que só pode resultar resultados ainda melhores para todos.

    Parabéns e um grande 2010 !!

    []s,
    Rodrigo.

  15. Muito de eu me identificar contigo é pelo fato que nos dois, de maneiras semelhantes, admiramos nossos pais.

    E eu mesmo , já passei pela excelente sensação de ouvir histórias de trabalho vindas dos colegas e tudo o mais e é sempre fantastico poder se identificar com algo que ele fez.

    Eu fico extremamente feliz por ti, poder resgatar um tanto da tua essência através desse belo gesto de natal do seu Germano. E, fico feliz de ver que, mesmo sendo outro ambiente, como é bonito ver que a
    amizade deles rompeu as barreiras do tempo.

    Um feliz natal pra ti, meu amigão, e um feliz ano novo!

  16. Cara, muito emocionante isso. Parece com as coisa que só vemos em livros, filmes ou até nos quadrinhos e sempe pensamos que não vai acontecer conosco. Mas acho que são esses momentos que nos mostram que tudo que fizemos e passamos valeu a pena.

    Grande abraço pra ti Daniel e ótimo 2010!!!

  17. Incrivel…
    Realmente, coisas boas vêm quando menos esperamos, e nesse caso não só uma coisa, mas também várias lembranças e uma torrente de sentimentos. São coisas assim que me emocionam!
    Parabéns pelos trabalhos realizados neste ano, e que no ano de 2010 você realize trabalhos ainda mais magnificos, e o mais importante que seja muito feliz!!!

    Bjss ^_^

  18. Caraca, Daniel, que lindo!
    Com certeza seu pai estaria muito orgulhoso da pessoa que você se tornou profissionalmente e do homem que você, valorizando as coisas simples da vida, que são as que tem real valor.
    Que você se sua família sejam muito felizes em 2010 e muito mais em 2011 e assim por diante :D

  19. Meu querido amigo, acho que estou ficando velho. Enquanto lia teu post, sorria a cada linha com os olhos lacrimejados… Lindíssima essa história, é algo para ficar marcado para sempre não só na tua, mas nas nossas lembranças. Compartilho com Shortfall por, mesmo que de uma pequena parte, fazermos parte desta história também. Muito sucesso para ti, meu amigo, do teu camarada Prof. Nerd, que é teu fã incondicional. Que Papai do Céu te ilumine muito e te dê um 2010 repleto de plenas realizações! Grande abraço!

  20. são essas pequenas coisas, esses pequenos gestos q me faz ver o quão bom é a vida. o quão bom é viver.

    por mais rapido q seja a nossa passagem aki pela terra, é incrivel como algumas coisas são poderosas o suficiente para salvar um ano inteiro.

    e com certeza dan, isso q te aconteceu nada mais foi q um prsente de papai noel, pois esse é o espirito de natal: acontecer coisas nessa época q naum esperavamos.

    dia 23… meu aniversario…rs

    mas enfim,… u mfeliz natal atrasado e desde já um 2010 melhor q 2009 e pior q 2011 pra vc e toda sua familia!

    abrazzzz

  21. nossa, que foda. eu ficaria dias e dias olhando pra isso sem saber o que falar nem o que fazer. presente mais foda do mundo, com certeza.

    feliz 2010 Daniel! que essa lapiseira traga ainda mais coisas boas pra ti daqui pra frente!

    grande abraço!

  22. Considerando esse Presente que tu recebeu, nao consigo imaginar uma hora melhor pra desejar isso.
    Feliz Natal!(atrazado) e Feliz 2010, sor!^^

  23. Oi Daniel!

    Tb fiquei tocada com seu relato e agradecida por vc compartilhar essa experiência com todos nós. Tudo de bom pra vc e sua família. Feliz 2010!

  24. Olá Daniel, tudo jóia contigo?

    Passei aqui para desejar um ótimo final de ano e pedir desculpas por não termos conversado direito há um bom tempo.

    Foi então que me deparei com esta bela e emocionante história. Parabéns…

    Um grande abraço, uma virada de ano sensacional e espero vê-lo pessoalmente – com muita saúde e feliz – em 2010.

  25. Nossa velho!!!!!!!!! que legal! muito massa!! Sei como é! Voltei de viagem hj, vim do paraná, do sítio da minha família….. acho que vc não sabe, mas eu sou ciclista, e descobri lá a antiga bicicleta que era do meu falecido avô, uma bicicleta com mais de 60 anos, em que meu avô, meus tios e minha mãe aprenderam a pedalar…. é realmente muito bom!! Parabéns pra vc! e Feliz Natal atrasado !

  26. É Daniel, nem no natal, Deus nos deixa sosinhos, este foi seu presente de natal! Com certeza isso vc vai levar pra sua vida toda!!!
    Você merece :)
    Que a paz do Senhor Jesus, venha reinar em sua casa não só neste novo ano que vem aí, mas em todos os anos que virão!
    Que Deus continue te abençoando grandemente!
    Desejo a vc e sua família um ano repleto de amor, paz, saúde!

    FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO!

  27. A prova de que o Natal , realmente, é uma data deveras especial e que seu mágico encanto não pode ser ignorado. Certamente vc foi abençoado por um verdadeiro presente de Natal. ^__^’ Aproveito para lhe desejar um própero Ano Novo e que sua estrela continue a brilhar ainda mais em 2010. bjus.

  28. Que emocionante cara!!!

    Geralmente quando lemos ou assistimos histórias assim achamos que acontecem com pessoas que não conhecemos,pois veja que
    grande engano. Fico feliz por tu compartilhares este sentimento conosco até porque são momentos assim onde podemos
    sentir aquela emoção forte. E é com este sentimento que te desejo um ótimo 2010 com muita paz, saúde, felicidades e sucesso porque tu é um batalhador e merecedor. Mesmo te conhecendo faz pouco já sou um baita fã teu e que bom que o ARGCast pode ajudar mesmo que em uma pequena parte nesta grandiosa história.

    Um Abraço e Feliz Ano-Novo.

  29. Fiquei emocionada, Daniel, com esse teu reencontro com algo que pertenceu a essa pessoa tão querida que foi teu pai. Foi, sem dúvida o melhor presente de Natal que o Noel Germano proporcionou, além das lembranças sobre o colega, o que deve ter te dado uma sensação de proximidade com aquele que partiu tão cedo e te deixou tão pequeno.
    Certamente ele sentiria orgulho do filho. Como o nosso amigo que partiu se orgulhava de ti e da tua amizade e carinho.
    Feliz 2010!

  30. Puxa Daniel, dificil não se emocionar com uma história dessas. Realmente um presente fora do comum e são mesmo estas pequenas coisas que nos fazem ficar cada vez mais confiantes no que fazemos.
    Um feliz ano a todos! :)
    E força no nosso trabalho!

  31. Poxa!
    Que bom cara! Fiquei bem feliz por tí, deve ter sido um dos presentes mais significativos que eu já ví!
    parabêns ai rapaz!
    grande abraço!

  32. Q emoção vc recebeu melhor presente! Q Incrivel!
    Tenho certeza de que seu pai ficará muito orgulhoso de vc, amigão! Vc sabe!
    Espero q vc tenha ótimo sucesso e felicidades no caminho de vida em 2010!
    Obrigada pelo q vc comentou no meu blog! Fiquei feliz de saber q vc deu isso como elogio. :)
    Caramba! nunca desisto isso! Me enfrento com muita coragem e confiança pra frente!!
    Grande abraçãooo!

  33. Pô véio!
    Que foda isto!
    Meus parabéns! Agora tu já tens uma relíquia da sorte e uma lembrança a mais de alguém que foi importante na tua vida.
    Abraço pro cara que gerou o meu nome artistico! haha

  34. Noooossa! Achei demais! Muito bonito isso!
    Fiquei feliz por ti!

    Espero que esse gesto seja sua bateria para 2010 ^_^! E que mais coisas boas aconteçam na sua vida!
    Abraço!

Leave a Reply

